23/06/2018

Top 8 Leitura de Yaois: Nem tudo que reluz é ouro, mas pode ser uma lição que um Yaoi te deixou (e você nem percebeu).

Algumas vezes, muitos de nós só nos importamos com o conteúdo mais fácil de ser analisado, mas, em algum momento deveríamos ter visto que Yaoi não é só uma pegação sem lição ou alguma visão/opinião sobre nosso mundo.

É bem normal que muitos de nós, fãs de yaoi, estejamos dando atenção ao que está na nossa frente, ignorando, e até mesmo menosprezando a lição que muitas vezes foi inspiração para o desenvolvimento da obra que tanto nos agrada/agradou. O yaoi em si não é só um conteúdo de sexo entre homens, ou algo que possa ser considerado chulo e sem valor, o yaoi também é um movimento de aceitação! Como sabemos, nossa sociedade sempre nos intriga e pressiona com alguma coisa que não lhe agrada, assim como a homossexualidade, que a muito tempo vêm sendo motivo de discussões políticas, religiosas e sociais, mas você já se questionou que "não é apenas isso"? Se sim, parabéns, você tem um dom de percepção bem aguçado, mas caso não, nem precisa se preocupar e muito menos se sentir excluído, agora você irá poder entender o que realmente se passa por trás de todo o sexo e pegação. Veja logo abaixo uma pequena lista (com a visão apresentada sobre o tema com que ele lida) de alguns mangás/projetos/comics que provavelmente você pode ter lido, ou simplesmente visto, mas em grandes possibilidades nunca se tocou do que seria um de seus questionamentos internos:

Lista de Leitura Yaoi:

1 - Blood Bank: 


Link [Esse link não é do distribuidor original, que aparentemente se encontra inoperante - Não se filie a distribuidores de 2º mão!]: Blood Bank [Yaoi Online BR - Blog - Redistribuído por Golden Mangás].

De um jeito bem sútil e delicado, Blood Bank, introduziu para nós uma crítica social que vêm deixando muitas pessoas daqui do ocidente em questionamento da nossa visão sobre o trabalho forçado e abusivo, principalmente em regiões orientais, como alguns países do continente africano e alguns países da região asiática, que são países como a china (que contém horas de trabalho abusivas), alguns países do oriente médio e ligeiros pedaços da coreia (sul e norte). O assunto se trata do abuso trabalhista do senhor sobre o proletário/trabalhador. 

2 - Mother's Spirit:



Com um toque de amor que se desenvolve lentamente e de um jeito extremamente fofo, Mother's Spirit deixa traços e pequenos pontos de cruzamento sobre milhares de fatores culturais, já que esse é o foco principal do mangá, além da aceitação do relacionamento homo. Em um fator apaixonante, esse mangá releva discutir e apontar os detalhes de apropriação cultural, miscigenação e conhecimento cultural (tribos e culturas discriminadas - indígenas - que estão sendo rapidamente erradicadas pela cultura moderna).

3 - Joukakei Kareshi: 



Esse mangá, ao contrário dos outros que foram apresentados anteriormente, não lida com críticas sociais, culturais ou que sejam militantes em pontos da nossa sociedade, e sim em uma verdadeira lição de vida. No início das histórias que circulam nesse mangá, você inicialmente sentira desprezo e possível nojo de 2 personagens, que inicialmente se aproveitam da generosidade de seu par, e isso pode gerar uma pequena revolta interna sobre esse assunto, mas pode se acalmar, não vai ser só isso. De forma bem escondida, esse mangá lida com o Carma e a 3º Lei de Newton, que são ambas as leis universais provadas pela ciência e religião (em principal, a Wicca e religiões de foco não cristão (pagão), apesar que o cristianismo deixa rastros sobre essa lição), mas você as conhecer de forma barroca, como o famoso "tudo que vai, uma hora volta"

4 - Sayonara Alpha: 



Apesar de inicialmente esse mangá causar um leve espanto, por você pensar que ele se trata de sexo infantil (mantenha a calma, isso não vai acontecer), na verdade, ele revela um das coisas mais simbólicas e tradicionais do Omegaverse, o chamado do parceiro destinado, ou em outras palavras, o amor da sua vida. Tal obra também lida com a distância e a diferença de idade, que são outros 500 (e não são o centro da obra), entretanto, esse mangá lida com ideia de que o amor é paciente, "se for pra ser, será" e distância não diminui a importância

5 - I'm Yours, Blood and Soul: 



Um tanto peculiar, sexual, extremamente atrativa, personagens com designs muito carismático e tentador, esse projeto yaoi lida com a homossexualidade de forma plena e em grande parte desfocada, mas isso abre espaço para outra crítica que nem sempre está ligada a relação entre dois homens, e sim com a aceitação de algo que você não vê todo dia. Esse mangá mostra uma relação entre dois seres que não são humanos, mas visualmente falando, eles nunca demonstraram comportamento fora dos limites sociais. Com esse casal você vai entender o motivo de tanta discriminação, mas é óbvio que se trata deles não serem algo no qual a sociedade quer aceitar (culturas, relações "não comuns" e até guerras religiosas, todas essas coisas são o que esse casal - em uma alta avaliação crítica - representa). 

6 - Sign: 



Além de "Mother's Spirit", esse pode ser a comic com maior movimentação direta sobre o que ele representa, que se envolve com a inclusão dos deficientes comunicativos na sociedade, e com toda certeza isso nem deve ser novidade, até porque em 2017 esse foi o tema da redação de uma das maiores provas do Brasil, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Tal tema é debatido e disputado em muitos lugares ao mesmo tempo. Esse assunto, que lida com a língua de sinais - mesmo que o mangá não se passe no Brasil, ele se encaixa mais do que perfeitamente em nossa história -, é algo que está sempre liderança nos debates, devido ao fato da língua de sinais ser a 2º língua oficial do Brasil, mas nem 2/4 da população saber disso, quanto menos saber falá-la. 

7 - No Way:



Se quer rir e se divertir, veio ao lugar perfeito! No Way se passa em uma Terra mágica, com as mais fofas, assustadoras, fascinantes e safadas criaturas que um dia você pôde imaginar. Poucas pessoas levam essa comic a sério, já que ocorrem vários momentos de alívio cômico (o que nos faz desviar o olhar do âmago da comic), mas isso não desmoraliza ou diminui a importância da lição que ele nos passa (por debaixo dos panos). No Way lida com a unificação e aceitação de costumes totalmente opostos de um casal um tanto peculiar, e sim, Eu estou falando de um Elfo e um Vampiro, mas isso é detalhe que você deve conhecer melhor quando for ler. 

8 - Unmei No Kisu Wa Oazuke: 



Talvez esse possa ser um dos mangás que mais vai te fazer pensar sobre a situação trabalhista na sociedade. Em pleno 2018, garotas(os) de programa (ou acompanhantes), sofrem com a discriminação trabalhista, apenas porque não se é considerado "digno" ou "limpo" o suficiente para poder pagar suas contas. Esse projeto lida diretamente com a situação da prostituição (que logo se torna detalhe secundário da história), que muitas vezes é reprimida e humilhada perante as outras pessoas. Se você for uma pessoa com rapidez perceptiva, irá notar que o personagem principal cita brevemente que muitos que estão ali simplesmente porque não tiveram a opção de poder realmente escolher estar ali, o que ataca a falta de ensino/estrutura educacional em algumas regiões e a hierarquização social clássica dos Omegaverses.

* [Essas foram todas as leituras no qual Eu me lembrei para fazer esse post. Você tem uma sugestão? Então deixe nos comentários da FanPage da "Meu Doce Yaoi Fansub" ou aqui mesmo nos comentários dessa publicação].

5 comentários: